- 1 xícara de soja
Modo de fazer
Deixe de molho uma xícara de soja seca por oito a doze horas. Se desejar, retire as cascas dos grãos, da seguinte maneira:
a) elimine a água em que os grãos ficaram de molho;
b) coloque os grãos em um pano de prato ou saquinho;
c) aperte as pontas do pano e faça fortes movimentos, ou passe sobre o pano e grãos o rolo de abrir massas, várias vezes, com força;
d) embaixo da água corrente, numa vasilha grande, aperte com os dedos e vá trocando a água até o grão ficar totalmente limpo.
Bata no liquidificador os grãos, na seguinte proporção: para cada xícara de grãos, adicione 2 xícaras de água. Bata bem e coe, em pano de malha aberta, torcendo bem. Se você usar peneira bem fina, aperte bem, com uma colher. Adicione, então, mais três xícaras de água para cada xícara de grão. Ferva por dez minutos.
O leite obtido pode ser usado puro ou batido com mel, com frutas, com ameixas-pretas secas ou com compota. Pode-se também variar o sabor, colocando uma pitada de sal, essência de baunilha ou coco, ou ainda preparando esse leite com um chá de sua preferência.
Obs.: Para preparar maionese de soja, deixe o leite mais concentrado, colocando apenas metade da água indicada após peneirar a soja batida. A polpa que ficou como resíduo ao coar a soja moída pode ser guardada na geladeira em saco plástico até uma semana ou mais, podendo ser usada em pratos doces ou salgados.