Cinco Regras Alimentares Básicas

1. Coma abundância de frutas, verduras e legumes crus (varie-os bastante de um dia para o outro).

2. Use cereais integrais e prefira os alimentos mais naturais possíveis.

3. Evite ingerir alimentos que dificultam o funcionamento tranquilo do organismo:
► Estimulantes (café, chá-mate, chá-preto, pimentas, bebidas à base de cola e similares, caldo de carne, guaraná em pó, etc.)
► Gorduras em excesso, especialmente as saturadas (banhas, manteiga, margarina, frituras, carnes gordas).

“As refeições fast-food podem ser rápidas e fáceis, mas sabemos que são carregadas de gordura. Agora, segundo cientistas australianos há
mais uma razão para restringir esses alimentos: nossas artérias enrijecem algumas horas depois que os ingerimos. O pesquisador Paul Nestel, do Instituto de Pesquisas Médicas Baker; de Melboume, serviu a 16 voluntários uma refeição simples – um sanduíche de presunto e queijo com manteiga, leite integral e sorvete – contendo 50 gramas de gordura. Outro grupo comeu uma refeição pouco calórica, composta de cereais e leite desnatado, pão com pastas e frutas, num total de 6 gramas de gordura. Nestel usou imagens de ultrassom para verificar as artérias. Enquanto os vasos sanguíneos não foram afetados pela refeição com baixo teor de gordura, as artérias das pessoas que consumiram a refeição gordurosa se enrijeceram dentro de três a seis horas, perdendo 25% da capacidade de conter o sangue que fluía por elas.

Embora ache que o efeito dure apenas algumas horas, Nestel acredita que o consumo regular de alimentos muito gordurosos possa levar a alterações permanentes e aumentar o risco de pressão arterial elevada e crises cardíacas.”
► Açúcar em suas várias formas, especialmente em excesso;
► Aditivos alimentares (corantes, aci- dulantes, conservantes, etc.);
► Carnes em geral, mas especialmente as carnes gordas, as de
animais proibidos ou criados com hormônios);
► Queijos (especialmente os gordurosos e envelhecidos);

4. Mastigue até que a comida vire uma mistura homogênea na boca.

5. Siga a distribuição saudável das refeições do dia:
► Bom desjejum
► Almoço médio
► Jantar leve

 

A distribuição sugerida para as três refeições do dia é vital para suas atividades diurnas, bem como para um bom descanso noturno. Se vocé vai enfrentar um dia de atividades (sendo que todas elas gastam energia), a lógica pede que você ingira um reforço nutricional adequado antes de iniciar a “luta”. A noite, porém, as atividades diminuem, o corpo funciona em “marcha lenta” e a necessidade energética, consequentemente, cai. Algumas pesquisas e citações podem reforçar a sua compreensão desse princípio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *