A depressão ocorre quando o indivíduo experimenta mais frustrações e raiva do que sua capacidade de tolerância. O caminho indicado é que o depressivo aprenda a lidar bem com suas frustrações, evite “guardar” raiva e aumente sua capacidade de tolerância. E importante também que ele reforme o seu estilo de vida.
Causas Possíveis
- Infarto do miocárdio recente (apesar de o fato já haver sido consumado, a tristeza e o medo resultantes têm de ser gerenciados com sabedoria e ajuda)
- Úlceras
- Enxaqueca
- Situações estressantes Isolamento, rejeição, perda Dor crônica
- Pessoas com maior probabilidade: mulheres, adolescentes, crianças com distúrbios comporta- mentais – especialmente hiperatividade.
- AGRAVANTE: Alimentação pobre em vitaminas do complexo B e ácido fólico.
Em geral, os depressivos têm a tendência a comer produtos doces refinados (bolos, sorvetes, bolachas recheadas, chocolates, pastéis). Estes alimentos são muito pobres em valor nutritivo, especialmente nas vitaminas do complexo B, tão necessárias para o funcionamento normal do sistema nervoso. Há neles também uma certa preferência por embutidos (salsicha, presunto, mortadela, etc.) e gordurosos, que prejudicam tanto o sistema nervoso, como o bom funcionamento intestinal. O paciente pode, então, entrar em um ciclo vicioso, agravando sua enfermidade. Fica claro, neste ponto, a importância de lhe serem apresentadas opções saudáveis e atraentes. Sugerimos as seguintes substituições:
► Doces, bombons, bolachas recheadas – substituir por: frutas doces frescas ou secas (tâmara, banana-passa, uva-passa, damasco, figo seco) mel, melado e rapadura.
► Embutidos e gordurosos – substituir por: castanhas, nozes, amendoim, azeitonas, azeite extravirgem, coco e bolachas doces integrais.
Medidas Sugestivas
► Siga a prescrição médica;
► Pratique uma psicoterapia conscienciosa;
► Apoie-se em grupos de apoio (família, igreja, amigos, grupo profissional);
► Busque a cura no Livro dos livros;
► Pratique exercício físico diário;
► Mantenha contato frequente com a natureza;
► Envolva-se em atividades em que você se sinta útil (ajudar em casa, serviço voluntário, ter responsabilidades);
► Envolva-se com música agradável: ouça, toque, cante;
► Faça uso de uma dieta rica em vitaminas Bl, B2, B6, BI2, C, Ferro, Folatos e Magnésio.
► Tenha uma dieta laxante (os efeitos colaterais dos remédios muitas vezes incluem obstipação intestinal).